Eu tenho ido trabalhar de carro. Existem outros meios que me levariam até lá, mas a preguiça até agora não me deixou tentá-los.
Dirigir aqui tem suas peculiaridades.
A primeira é que, agora que está frio, tenho que tirar o gelo do parabrisas antes de poder dirigir. O Thomas comprou uma espátula que é junto com uma luva, então é facinho de fazer isso.
Depois disso, ligo o aquecedor, porque essas horas da manha (7.30) a temperatura é em torno de 1 a 5C.
Uma coisa que eu não posso deixar de contar é a vista que tenho lá do meu trabalho. O prédio onde trabalho fica mais pra cima nas montanhas, então tenho a vista da cidade de Innsbruck inteira! É muito lindo. Fora que a vila tem umas casas muito lindas também.
No caminho, sempre vejo umas criancinhas indo pra escola à pé sozinhas. Naquele frio, elas todas encasacadas, de mãozinhas dadas. Acho a coisa mais linda. E também o fato de os pais terem coragem de deixá-las. A questão é que aqui, todo mundo para na faixa. Não tem perigo nenhum.
É engraçado que as vezes pego uns tratores no caminho, ou cavalos, carroças... É que como estamos numa vila, já tem fazendas pela região.
Outra coisa diferente aqui é o conceito de fazenda. Aqui, agricultor não tem a mesma quantidade de terra que no Brasil. Tem muito menos. E qualquer cantinho que eles podem plantar, eles plantam. Acho que é porque estamos nos Alpes, e a área para isso é meio limitada.
E pra finalizaer, chegou o horário de inverno. Hoje tivemos o nascer do sol as 7:15 e o por do sol às 16:45. Mas perdemos de 3 a 4 minutos de sol por dia, então vai chegar os dias em que o sol está se pondo as 16, 15:30...
Nos primeiros dias é muito irritante. Porque o verão tem os dias tão longos, e de repente, a escuridão das as caras.
O trabalho está indo bem, estou vendo coisas diferentes, aprendendo muito vocabulário, e sinto que meu alemão está cada dia melhor. Essa semana até assisti um filme inteiro em alemão, sem legenda! Claro que não entendi 100%, mas entendi 80! :)
Ah, mais uma coisa que eu queria falar. A gente fala mal da tv brasileira, mas cara, tv austríaca-alemã, também não é muito melhor não, viu! Eles tem cada coisa... Uns programas tipo reality show muito ruins!! Ou programas de auditório nivel SBT... Claro que tem canais bons, mas tem outros que pelamordeDeus. Um programa, pra ter idéia, chama Bauer sucht Frau, que significa Agricultor procura esposa. Aparece cada tipo! Quem tem curiosidade, procura no youtube.
Mas é isso. Me prolonguei mais do que o planejado. :)
Um beijo!
Mari