A Estagiária

Descobri que a curso de engenharia civil aqui de Innsbruck é muito semelhante ao curso da minha Universidade onde eu estudei no Brasil.
Tem uma estagiária trabalhando comigo no minha sala, e já que antes era eu e dois homens, resolvi aproveitar a chance de ter mais uma mulher na sala e fofocar um pouco, porque trabalhar é pros fracos. hehe (brincadeira, a gente nem conversa o tempo todo)
Ela estuda engenharia civil aqui em Innsbruck, e está entrando no 13o. semestre. E disse que ainda tem uns 2 anos pela frente.
Pra esclarecer melhor as coisas, o curso de engenharia civil aqui é dividido em 3 anos de Bacharelado + 2 anos de Mestrado. Antes, nao muito tempo atrás, o curso era como no Brasil, 5 anos e o cara se formava engenheiro. Agora inventaram essa babaquice de 3 anos de Bacharelado, que acaba ferrando com meu currículo brasileiro, né. Já que o meu título é Bacharelado... O que comparado com o curso daqui, parece pouco, já que pra se conseguir o mesmo que o meu se estuda 3 anos (tecnicamente), enquanto eu estudei 5 (tá, um pouco mais talvez).
A estagiária tá terminando o Bacharel agora, mas já cursou algumas matérias do mestrado.

Conversando com ela descobri que aqui eles também:
- tem professores que só querem ferrar com a galera,
- fazem provas de 6 horas ou mais de duracao,
- tem matérias que a média de aprovacao gira em torno dos 30%,
- jogam truco no almoco (o truco deles é com 5 cartas, na verdade se chama Waten, mas as regras sao as mesmas)
- estudam em grupo e fazem cola em massa (cola nao, conferencia, melhor se dizer...),
- reclamam da comida do Restaurante Universitário,
- e levam um pouco mais do que o que a universidade sugere para terminar o curso.

Bem, para uma faculdade tao longe, acho que existem várias semelhancas (já que minhas irmas, que estudam em universidades diferentes e fazem cursos diferentes do que eu fiz, tem uma vida academica bem diferente da minha).
Eu estou comparando a minha própria experiencia na UDESC (Joinville-SC).
Nao sei muito bem como sao as outras universidades do Brasil no curso de civil, mas achei super legal conversar com alguém que está passando pelo mesmo que eu já passei, mesmo morando ha 10.000km de distancia de onde eu estudei. :)
(nao conversamos muito ainda sobre as matérias, mas quero pedir umas dicas pra ela já que estou pensando em fazer um mestrado aqui)

Saudades do tempo de estudante!!
Beijos à todos que ainda acompanham.
Mari

PS. A foto é do prédio da empresa onde eu trabalho. A empresa chama-se ILF, e quem quiser conhecer melhor, pode entrar no site: www.ilf.com

Labels: ,